terça-feira, 21 de setembro de 2010

Linhas de Pesquisa


1 - CULTURA, RELAÇÕES SOCIAIS, ECONÔMICAS, MEIO AMBIENTE

Ementa
Abordagem de relações articuladas por e articuladoras de grupos humanos, nas diversas dimensões da vida social que engendram as relações vivencias. Leitura de fenômenos sociais em seus aspectos culturais na interface das relações sociais, economias e com o meio ambiente regional. Entretanto, as pesquisas não se fecham apenas nestas questões isoladamente, há que se considerar o imbricamento das diversas dimensões da vida social para se poder interpenetrar acontecimentos sociais nos vínculos que as mesmas dimensões têm com o fenômeno em estudo.


2 - SERTÃO, PROCESSOS SOCIAIS, MEMÓRIA, IDENTIDADE E FRONTEIRA SIMBÓLICA.

Ementa
Estudos do sertão-real, imaginário e simbólico - em processos vivenciados por suas populações tradicionais que expressam múltiplas identidades. Os estudos e as pesquisas têm como objetivo a busca de compreensão de pessoas sociais em si mesmos, mas também em processos de construção e identidade locais étnicas, culturais e políticas, assim como interpretação de processos sociais recorrentes, tanto quanto reconstruir, pela utilização da memória coletiva processos sociais do passado de grupos, de localidades e da região.Há também a questão afetiva à própria temática do sertão, seja como busca de entendimento das interpretações dessa região mental articuladora e pensamento social sobre o Brasil, seja como realidade social. Para desenvolvimento da compreensão que se pretende há que consolidar a necessidade do rompimento dos limites disciplinares buscando-se construir interfaces entre, principalmente, a antropologia, a história, a sociologia, a educação e os estudos culturais.

SUBLINHAS DE PESQUISA

POPULAÇÕES TRADICIONAIS

Ementa
Compreender o modo de vida e processo sociais por populações tradicionais, no caso Norte mineiro, as comunidades negras, a comunidade indígena, as comunidades geraizeiras, as comunidades vazanteiras e barranqueiras. A abordagem de estudos e de pesquisas contempla tanto os processos sociais internos de cada comunidade, quanto os processos sociais que articulam essas comunidades á sociedade envolvente.
A perspectiva de se olhar os processo sociais internos, terá como recorte a leitura da identidade, de construção de memórias locais a partir de festas, tomadas como rituais, por expressarem as estruturas sociais de cada localidade, e processos educacionais vivenciados pela população.
Quanto ao enfoque das realizações com a sociedade envolvente, visa-se enfatizar a construção de identidade em processos interétnicos e relações interétnicas, tanto quanto a historia do contrato interétnico.

ETNOGRAFIA DO SERTÃO

Ementa
Estudos do sertão-real, imaginário e simbólico - em processos vivenciados por suas populações tradicionais que expressam múltiplas identidades. Os estudos e as pesquisas têm como objetivo a busca de compreensão de pessoas sociais em si mesmos, mas também em processos de construção e identidade locais étnicas, culturais e políticas, assim como interpretação de processo sociais recorrentes, tanto quanto reconstruir, pela utilização da memória coletiva processos sociais do passado de grupos, de localidades e da região.Há também a questão afetiva à própria temática do sertão, seja como busca de entendimento das interpretações dessa região mental articuladora e pensamento social sobre o Brasil, seja como realidade social. Para desenvolvimento da compreensão que se pretende há que consolida a necessidade do rompimento dos limites disciplinares buscando-se construir interfaces entre, principalmente, a antropologia, a historia a sociologia, a educação e os estudos culturais.

NORTE DE MINAS, SOCIEDADE EM FRONTEIRA.

Ementa
Tomar o Norte de Minas, enquanto sertão, como região de fronteira e olhar os processos sociais, identitários que emergem tanto no contexto histórico quanto no presente de grupos sociais, étnicos, localidades e a própria região.  Essa perspectiva de pesquisa direciona-se para leituras da realidade cultural Norte mineira enquanto uma unidade social conformadora de imaginário social interno e externo. Dar-se-á ênfase tanto a interpretação da região pelos atores sociais que interagem na realidade social regional, quanto à interpretação externa que se faz sobre o Norte de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário