terça-feira, 21 de setembro de 2010

Grupo de Estudo e Pesquisas em Cultura, Processos Sociais, Sertão

O “Grupo de Estudo e Pesquisas em Cultura, Processos Sociais, Sertão” vem se constituindo prioritariamente como um espaço onde o objetivo maior dos docentes que dele fazem parte é construir teoria e conhecimento regional além dos limites disciplinares que tenha a articulação de saberes como motor próprio de prática acadêmica.
Além de constituir-se em um espaço interdepartamental e inter-institucional de estudos sobre o Norte de Minas, tem contribuído para a formação de estudantes como pesquisadores, ao mesmo tempo em que tem propiciado articular no cotidiano da vida universitária a consolidação do vínculo indissociável entre ensino, pesquisa e extensão universitária.
As linhas de pesquisa que conforma o campo de produção de conhecimento do grupo de pesquisa aqui proposto se constituem a partir de núcleos temáticos que buscam romper as fronteiras interdisciplinares visando a elaboração de conhecimento sobre o Norte de Minas numa perspectiva de fronteiras de saberes, ao mesmo tempo em que tendem ao desenvolvimento de atividades articuladas que garantam a formação de discentes da graduação e/ou pós-graduação a partir de sua qualificação acadêmica.
Os projetos de pesquisas que vem sendo desenvolvidos com a institucionalização deste Grupo de Estudos e Pesquisas têm contemplado temáticas que sinalizaram para uma leitura nas fronteiras de saberes disciplinares, refletindo interesses sociais e acadêmicos dos estudantes e dos professores pesquisadores que o integram.
A socialização dos conhecimentos produzidos a partir das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas e que serão desenvolvidas pelos docentes e discentes deste grupo dar-se-á no desenvolvimento de estudos multidisciplinares, na comunicação no âmbito da Unimontes, da UFU, Unicamp e UFRJ e na constituição de estratégias que o integre às redes de informação, dos movimentos sociais regionais e o intercambio entre pesquisadores que têm a questão regional como foco de seus interesses de estudo e sobre problemáticas emergidas nas fronteiras da modernidade e da tradicionalidade.
Os projetos de pesquisa que os componentes do grupo apresentam e poderão apresentar podem se vincular a uma ou mesmo às duas linha de investigação propostas.
Pretende-se a formação de uma “comunidade de comunicação e argumentação” (Appel, 1985) que construa processualmente elevada competência nas questões afeitas à cultura regional, aos processos sociais vividos no Norte de Minas e ao Sertão.

Um comentário:

  1. Parabens, bom saber que na unimontes tem um grupo foltado para os estudos da nossa região norte mineira,ampliando nossos olhares para as questões sociopolítica e cultural. Tenho realizado pesquisas na comunidade Quilombola Borá município de Brasília de Minas-MG e região do Grande Sertão: Veredas tema do meu tcc em História pela Unimontes (2007).
    Marcos Veloso Ramos escolamjac.blogspot.com.br

    ResponderExcluir